quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

O coletivo em detrimento do individualismo

Você já leu alguma redação nota 10? Caso a resposta seja negativa aproveite este artigo e veja um exemplo de redação nota 10 no vestibular da Fuvest. Apesar de cometer alguns erros ortográficos, de pontuação e  coerência; esta redação apresentou uma argumentação muito forte, analisado muitos pormenores do tema abordado: ”O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?”

O coletivo em detrimento do individualismo

 ”A sociedade ocidental contemporânea, que teve sua gênese ao longo de uma série de revoluções ocorridas nos séculos XVIII e XIX, é marcada, cada vez mais, por um espírito individualista, em que não há, de modo geral, uma preocupação para com o outro nem para com o coletivo.
Ao retomar o pensamento predominante na Antiguidade Clássica, observa-se que havia uma clara preferência para ações e relações coletivas. Aristóteles, em sua obra Ética a No começo, preconiza que as relações humanas, como a política e a amizade, só podem ser construídas a partir do momento em que as pessoas desejem para os outros o que elas desejam para si mesmas. Nessa perspectiva, o esta grita afirma que uma relação verdadeira só ser construída virtuosamente, ou seja, por meio de uma prática constante de um meio termo entre excesso e a falta, com a finalidade de uma atitude altruística.
Porém, constata-se que desse o advento da sociedade moderna, com a Ascenção de uma mentalidade burguesa, estas ideias predominantes nas sociedades clássicas foram esvaindo-se em favor do egoísmo e das ações particulares.
A partir da disseminação desta nova concepção sobre as relações humanas, observa-se que estas são marcadas, principalmente, pela fragilidade e pela superficialidade. Prova disso é o próprio desenvolvimento do sistema capitalista, notadamente após a Revolução Industrial Inglesa, que de modo irracional explorou não somente os indivíduos desfavorecidos pelo sistema, mas também a natureza em busca de matérias-primas e fontes energéticas. Este fato mostra que não há uma preocupação com o bem-estar do outro, nem mesmo com o singular e inalienável direito à vida, sendo necessário, pra mudar este quadro, uma série de sublevações e protestos por parte destes seguimentos sociais marginalizados para que houvesse a garantia da dignidade humana.
Nesse sentido, fica evidente que o homem, de modo geral, não tem mais uma preocupação de desfrutar das coisas simples da vida, como a proposta de Burle Marx ao plantar palmeiras para que as futuras reações possa, presenciar este espetáculo da natureza. Isto ocorre devido à predominância de uma cultura de massa, alienada, preocupada em ditar parâmetros e um ritmo eloquente de consumo em detrimento de uma mentalidade coletiva de bem-estar, que tenha por objetivo amenizar os hodiernos flagelos que ocorrem em todo o mundo, como por exemplo as guerras civis e a fome que ocorrem em solo africano.
Desse modo, há uma necessidade de desenvolver um mundo sustentável em vários aspectos como os sociais, os políticos e os ligados à preservação da natureza.  Nesse aspecto, partindo de uma perspectiva sartriana para “oraliser”(SIC) o indivíduo, em que este pode autodeterminar-se independentemente do sistema em que está inserido, observa-se que, mesmo a maioria adotando um pensamento egoísta, alguns indivíduos destacam-se dessa realidade e contribuem de modo efetivo para a construção de um mundo igualitário e mais justo, compartilhando, assim, um pensamento de longo prazo para a sociedade.
Ao tomar-se este posicionamento, é concebível que no mundo contemporâneo as atitudes altruísticas ainda desempenham um importante papel, que poderá expandir, de modo correto, a partir do momento em que implementar um sistema educacional capaz de transformar a mentalidade predominante.”
É interessante notar que este texto não apresenta informações  únicas, mas pensamentos comuns, muitas vezes até banalizados. No entanto,  eles foram utilizados com propriedade pelo autor, garantindo uma ótima nota

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Recent Posts